Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Causas e Tratamento

da Escoliose

A escoliose pode ter inúmeras causas, contrariamente ao que vulgarmente se costuma afirmar:

  • Má postura fetal
  • Parto difícil ou traumatizante
  • Problemas emocionais dos pais aquando da gestação ou do crescimento do bebé, criança ou adolescente.
  • Perna curta
  • Bacia desnivelada
  • Problemas viscerais
  • Quistos energéticos
  • Desequilíbrios ou problemas musculares
  • Somatizações de problemas afectivos ou emocionais.
  • Más posturas.
  • Peso excessivo das mochilas.
  • Outras causas que dependem da capacidade e experiência do profissional (que está a tratar a pessoa, criança ou bebé) em as detectar e corrigir.

Não me vou alongar em explicações pois de momento muitas delas ainda estão emergindo e ainda fazem muita confusão na cabeça de quem pensa saber muito acerca destas coisas.

Tratamentos:

O que há a fazer é conseguir determinar exactamente o que se passa e como o corrigir e para isso há que usar abordagens que resultem, sobretudo soluções que resolvam as causas.

A solução passa por desmemorizar os tecidos e por os libertar das tensões e emoções que eles contêm. No fundo, libertar os tecidos das memórias que os levam a provocar este estado ou condição.

A alteração do tecido conectivo (fáscia) é a base para as alterações das tensões e alterações musculares, viscerais e outras.

É a alteração do tecido conectivo que leva à formação da escoliose e só quando se se normaliza esse tecido conectivo (fáscia) se consegue que as alterações permaneçam e que os resultados aconteçam.

A fáscia e as técnicas miofasciais são assuntos recentes e ainda pouco divulgados. Apesar de algumas das técnicas miofasciais já serem faladas e usadas há muitos anos, só nos últimos anos surgiram técnicas mais rápidas e eficazes para inúmeros problemas como a fibromialgia, dores crónicas, dores miofasciais, escoliose e numerosos outros problemas.

A solução para a escoliose e para muitos outros problemas passa pela desmemorização celular, pela libertação de energia nervosa, pela alteração da fáscia, pela Libertação Miofascial, por Manipulação Visceral, por correcção da bacia ou correcção da dismetria da perna curta se for caso disso e por muitas outras abordagens, consoante o caso e a situação.

Queira ver outras condições que podem ser resolvidas ou melhoradas.

Nota: Devido ao seu toque suave estas terapias e abordagens estão indicadas para todas as pessoas incluindo crianças e recém nascidos.

Uma vez que existem demasiadas correcções a fazer quer a nível do corpo quer a nível do sistema sacro craniano, o numero de sessões por norma nunca é inferior a 20 podendo chegar a 30 ou mais consoante a situação e a resposta da pessoa. Estamos a falar do numero de sessões em 2005 pois cada ano é mais rápido.

Nota: Devido ao seu toque suave estas terapias estão indicadas para todas as pessoas incluindo crianças e recém nascidos.